domingo, 10 de junho de 2012

As 5 Leis do treinamento de força.

Recentemente tenho ouvido alguns alunos e atletas reclamarem de dores e lesões adquiridas com o tempo de treino em suas modalidades, provocado pelo alto impacto que elas proporcionam, e quem sofre com esses impactos são as articulações, entre essas modalidades o BMX, Lutas e Esportes de Prancha e entre alguns alunos das academias também tenho ouviodo sobre essas pequenas dores nas articulações.
Sei que a maioria das pessoas não gostam de musculação, e com atletas não é diferente, mas trabalhando de forma correta e buscando objetivos, e claro vendo os resultados, a musculação acaba se tornando bem divertida.
Então siga essas leis do treinamento de força para evitar lesões e buscar seus resultados de forma saudável.

As 5 Leis Basicas do Treinamento de Força.

1- Desenvolva a Flexibilidade Articular.
A maioria dos exercícios de força usa toda a gama de movimentos das principais articulações, uma boa flexibilidade evita tensão e dor nas articulações.

2-Desenvolva a Capacidade dos Tendões de Suportar Tensão.
Os tendões e ligamentos se fortalecem durante a adaptaçãoanatomica, sem uma adaptação anatomica apropriada o treinamento vigoroso de força pode causar lesões. O treinamento dos tendões e ligamentos resulta em aumento do seu diâmetro, otimizando sua capacidade para suportar tensão e desgaste.

3- Desenvolva a Força nos Músculos do Tronco
A força dos braços e pernas é proporcional a do tronco. Um tronco fracamente desenvolvido é um apoio fraco para menbros que precisam realizar um trabalho árduo. Muitas pessoas se queixam de problemas na região lombar, mas ainda assim fazem pouco no sentido de corrigi-los. A melhor proteção contra esses problemas é o desenvolvimento dos músculos das costas e do abdômen.

4- Desenvolva os Músculos Estabilizadores.
Músculos estabilizadores mal desenvolvidos podem prejudicar a atividade dos músculos principais. Quando sob estresse crônico os estabilizadores entram em espasmos, restringindo os motores primários e diminuindo o rendimento atlético. Os músculos motores primários funcionam mais eficientemente com os músculos estabilizadores ou fixadores bem desenvolvidos. Os músculos estabilizadores contraen-se, sobretudo isométricamente, para imobilizar um menbro de modo que outra parte do corpo possa agir.
Infelizmente poucos treinadores dão se ao trabalho de fortalecer os músculos estabilizadores.

5- Treine os Movimentos, Não os Músculos Isoladamente.
De acordo com o príncipio  da especificidade, a posição do corpo e os ângulos dos menbros devem assemelhar-se aqueles das habilidades específicas. Quando os atletas treinam um movimento, os músculos são integrados e reforçados para executar a ação com maior força. Portanto os atletas não devem recorrer apenas ao treinamento com pesos, mas devem ampliar suas rotinas de treinamento incorporando medicineballs, cordas de borracha, pesos e equipamentos pliométricos. Os exercícios realizados com esses instrumentos permitem que os atletas iniciem-se nas habilidades com mais facilidade.

Treinador Leo Bianchi.

Fonte: A periodização no Treinamento Esportivo, Tudor O. Bompa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário